mimiMíDI

Capitão cloroquina perde sucessivas batalhas

A guerra contra a pandemia da COVID-19 ainda não acabou, mas Jair Bolsonaro coleciona constantes derrotas em seus combates. Abaixo, o capitão cloroquina em três tempos:

1. Bolsonaro nomeou um contra-almirante como diretor-presidente da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Tenho um palpite sobre quais são as principais missões desse camarada: impedir (ou dificultar) a aprovação das vacinas chinesa e russa contra a COVID-19, por um lado, e, por outro, facilitar a aprovação da vacina de Oxford.

Tudo porque o capitão quer continuar a sua briga contra João Dória. Tem também a questão ideológica contra a China e a obediência canina ao Donald Trump. Tenho o palpite de que o cara foi colocado ali para alimentar o insaciável ego de Bolsonaro. E problema do povo brasileiro!

2. Sobre a Coronavac, que o MS anunciou a compra em um dia e voltou atrás no seguinte. Jair Bolsonaro, assim como eu e você, tem todo o direito de empreender guerras ideológicas. Desde que nossas neuroses não prejudiquem toda uma nação.

Mais uma vez, atitude errada, lamentável e egoísta do capitão. É um ego doentio e sem limites se impondo sobre 210 milhões de brasileiros.

3. Eu nunca ouvi um eleitor que votou em outro candidato qualquer dizer que mudou de opinião e, no próximo pleito, vai votar no Bolsonaro. NUNCA. Por outro lado, todos os dias vejo dezenas de eleitores que votaram em Bolsonaro não por acreditarem nele, mas por buscar uma alternativa ao PT, anunciando profundo arrependimento e já adiantando que não votam mais no presidente COVID.

O capitão cloroquina não tem como se reeleger. Apenas os bolsonaristas fanáticos e os por conveniência não serão suficientes para perpetuar essa tragédia em nosso país. A limpeza começa com Trump nos EUA e, em 2022, chega ao Brasil. A lição que fica: de repente tínhamos que passar por essa dolorosa experiência para descobrirmos que a extrema direita não presta.

 

Marcus Fiori é jornalista e professor de Jornalismo na Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

midi

MíDI - Laboratório de Mídias Digitais e Internet

Pular para o conteúdo