O Gambito da Rainha

A edição de 2021 do Globo de Ouro premiou a série da Netflix, O Gambito da Rainha, em duas categorias: Melhor Série Limitada e Melhor Atriz, para Anya Taylor-Joy, a protagonista da obra. Com estreia em outubro de 2020, a série é uma adaptação do livro homônimo de Walter Tevis e fez sucesso na pandemia.

A história segue a órfã Elizabeth Harmon, que se mostra um prodígio no xadrez, jogo que aprendeu com o zelador do orfanato em que vivia. Quando Beth é adotada, entra em diversos torneios e ganha muito dinheiro e fama com suas vitórias, mas precisa lutar contra os seus vícios enquanto joga contra os maiores enxadristas do mundo. Isso tudo acontece ao sabor das relações de Beth, com detalhe aos conflitos de gênero. A série mostra que o xadrez é repleto de jogadores masculinos, todos os grandes enxadristas que a personagem enfrenta são homens e a maioria dos seus amigos também. É nesse espaço que ela adentra e se impõe, de maneira mais ou menos sutil.

O Gambito da Rainha conta com um elenco já famoso, apesar de jovem. Anya Taylor-Joy, que interpreta a personagem principal Beth Harmon, já protagonizou Emma, Fragmentado, Peaky Blinders e A Bruxa. Thomas Brodie-Sangster, um dos antagonistas, atuou em Maze Runner, Game of Thrones e Simplesmente Amor. E Harry Melling, um dos parceiros da protagonista, participou da saga Harry Potter.

midi

MíDI - Grupo de Pesquisa em Mídias Digitais e Internet